Governo Rafael faz investimentos grandiosos em Teresina
Asfalto, metrô tarifa zero e saneamento representam maior parte dos investimentos em infraestrutura do Governo do Estado em Teresina
Após receber o resultado da nova pesquisa sobre a transmissibilidade da Covid-19 no Piauí, que voltou a crescer, o governador Wellington Dias assinou decreto nesta segunda-feira (22), prorrogando para 6 de julho o isolamento social e as medidas restritivas em todo o estado. Segundo pesquisa do Instituto Amostragem, o Piauí tem 334 mil infectados por Covid-19. A estimativa anterior era de que havia 134 mil pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.

Ficou agendada para a próxima segunda-feira (29), uma nova reunião com o Comitê de Operações Emergenciais de Combate às Covid-19 (COE) para deliberar sobre a pandemia.
O Piauí vai manter as medidas adotadas no programa "Pacto pela Retomada Organizada", completando os procedimentos para a retomada das atividade de Saúde. Houve um entendimento com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, e com os demais prefeitos dos municípios do interior, para o funcionamento de consultórios e clínicas, inclusive para tratar da Covid-19 e de outras doenças.
Nesta terça-feira (23), o governo vai se reunir com empresários, trabalhadores e prefeitos, com a mediação do Ministério Público do Estado e do Trabalho, para prosseguir as tratativas para definição e adoção de novos protocolos para a reabertura da economia, a exemplo da indústria automotiva e da construção civil, que devem reabrir em breve.
Semana de luto
Wellington Dias decretou uma semana de luto no Piauí, em homenagem, em lembrança, o carinho por todas as pessoas, homens e mulheres que perderam a vida por Covid-19. Que isso sirva para refletir a importância da vida".
Números preocupam
Na última terça-feira (16), a pesquisa do Instituto Amostragem revelou que estimou haver 134 mil pessoas com o corona no Piauí, sendo que 73 mil em fase de transmissão. Agora a pesquisa estima haver 334 mil pessoas infectadas, com 111 mil transmitindo a doença. Ou seja, 200 mil estão completando mais de 14 dias de infecção, saindo da fase de transmissibilidade. "Nós tivemos um crescimento no índice de pessoas infectadas em todo estado", revelou Wellington Dias na live de hoje.
Sem as medidas adotadas pelo Estado, admitiu o governador, a curva de infecção teria chegado a mais de 1 milhão de pessoas. "Temos um número estimado que é 27 vezes maior que os casos confirmados. Ainda assim, houve uma aceleração das infecções", lamentou.
Já as mortes por Covid-19, segundo a pesquisa, continuam caindo no Pìauí. “Lá atrás as mortes aumentavam 300% de uma semana para a outra. Agora caiu para 34% em uma semana. Uma queda muito importante. Mostra aquela previsão de que neste final de junho a gente se aproximar de um equilíbrio... Temos uma taxa de 14 mortes por 100 mil habitantes, mas precisamos evitar novas mortes", destacou o governador.
Fonte: Parlamento Piauí

Asfalto, metrô tarifa zero e saneamento representam maior parte dos investimentos em infraestrutura do Governo do Estado em Teresina

Em decisão liminar, OAB-PI conquista vitória no TJ-PI e consegue suspensão de pontos de decreto que aumentavam o IPTU em Teresina

A diretora-geral do Iaspi, Daniela Aita, afirma que a comparação entre os dois percentuais pode gerar interpretações equivocadas porque incidem sobre bases diferentes.